terça-feira, 12 de abril de 2011

Fonte TERRA

Web converte Cuba em campo de treinamento cívico, diz blogueira
11 de abril de 2011 21h00 atualizado às 22h27

Comentários
 
Yoani agradeceu o prêmio em vídeo, já que não teve autorização do governo cubano para recebê-lo. Foto: Divulgação Yoani agradeceu o prêmio em vídeo, já que não teve autorização do governo cubano para recebê-lo
Foto: Divulgação


Daniel Favero
Direto de Porto Alegre
A blogueira cubana Yoani Sánchez, censurada em seu país por expor as mazelas do regime cubano, recebeu simbolicamente, nesta segunda-feira, o prêmio Liberdade de Imprensa, durante a 24ª edição do Fórum da Liberdade, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre. Em seu discurso de agradecimento, exibido por meio de um vídeo, ela disse que a internet está transformando Cuba em um campo de treinamento cívico.
"Sou uma pessoa que explorou ao máximo o poder da internet para dar voz a milhões de pessoas. Todos os obstáculos nos ajudam a crescer, como ser humana e como jornalista. A internet está convertendo Cuba em um campo de treinamento cívico", disse.
Yoani teve 10 pedidos negados pelo governo cubano para vir a Porto Alegre para receber o prêmio, mas uma delegação do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) foi ao seu país e entregou o prêmio.
Segundo ela, o regime cubano tenta passar a imagem de um regime monocromático, o que tem sido mudado com as manifestações como as dela na internet. "Lembro de uma frase que os jovens diziam durante o regime na União Soviética: 'eles têm o poder, mas nós temos o tempo'".
Em um evento no qual a principal discussão era sobre a liberdade na internet e no meio empresarial, o vice-governador do Rio Grande do Sul, Beto Grill, foi vaiado ao falar sobre a participação do governo em inicativas de desenvolvimento de tecnologia.
O 24º Fórum da Liberdade, realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em Porto Alegre, tem neste ano como tema principal a Liberdade na Era Digital. Nos diversos paineis, palestrantes trocam ideias sobre interatividade, inovação tecnologia, comunicação, tendências, democracia, educação e liberdade. 1a

Nenhum comentário:

Postar um comentário