As origens do Bembé do Mercado vem do dia 13 de maio de 1888, quando João de Obá, escravo de origem malê e pai-de-santo, armou um caramanchão na área da Ponte do Xeréu, em Santo Amaro, e bateu ali seu bembé para agradecer aos orixás a liberdade dos negros, hoje em 2011 completa 122 anos. Passado um ano, os libertos da cidade resolveram festejar a abolição em praça pública, levando para as ruas as cerimônias antes restritas às senzalas. Foram três dias e três noites de festa, que aconteceram contra a vontade dos barões da época, que mandaram a força policial para impedi-los.
O Bembé é um dos grandes acontecimentos do Brasil. A abolição da escravatura foi um marco, os negros de Santo Amaro comemoraram em praça pública um ano depois e que isso ainda está vivo até hoje é algo maior ainda. Representa a continuidade da resistência do negro, da luta pela liberdade e igualdade de todos os povos que, de alguma forma, são oprimidos.
O Bembé do Mercado é o primeiro e único candomblé de rua. É interessante tanta energia que rola na praça do mercado com a participação de mais de 40 terreiros. Acontece sempre Largo do Mercado de Santo Amaro, contemplando ainda várias apresentações como o Maculelê, a Capoeira e Sambas de Roda. Além das manifestações tradicionais, a festa oferece aos visitantes barracas de comidas típicas do recôncavo com maniçoba, feijoada, sarapatel e maturi.
Reza a tradição santo- amarense que, nesse tempo, só em apenas dois anos não se realizou o Bembé. Atribuem as grandes catástrofes de Santo Amaro - como enchentes e até um incêndio - às épocas em que não aconteceu o Bembé. São histórias que o povo conta. Amparados por sua fé, os 13 de maio, como é conhecido por todo povo do recôncavo, teve que ser mantindo e todo aquele que impedisse o candomblé do mercado,sempre sofria uma represália dos orixás.
O processo do tombamento do Bembé do Mercado é de nº 0607100009163 solicitação de 09/04/2010 que o Sr Jose Raimundo Lima Chaves ,conhecido como Pai Pote fez em nome do Terreiro Oju Onire . A equipe do IPAC passará uma semana do Bembé para os levantamentos dos registros que deverão ser inscritos em quatro Livros que incluem os Saberes e Modos de Fazer, Eventos e Celebrações, Expressões Lúdicas e Artísticas, e Espaços destinados a Práticas Culturais Coletivas.
Este ano de 2011 completa 122 anos com a seguinte programação.
Dia 11/05 Alvorada as 5 h horas da manhã na Praça do Mercado . 20 horas o Xirê (candomblé no Largo do Mercado)
Dia 12/05 20 horas o Xirê (candomblé no Largo do Mercado)
Dia 13/05 Seminario sobre os 122 anos do Bembé do Mercado no Largo do Mercado.
Dia 14/05 20 horas o Xirê (candomblé no Largo do Mercado) com a presença da Ministra da Cultura Ana Buarque.
Dia 15/05 10 horas Presente de Yemanjá
Nenhum comentário:
Postar um comentário